­Top Banner Advertisement

 

Blog

Foto de admin

Tese de doutorado de perito capixaba concorre a prêmio que escolherá as melhores do país

Tese de doutorado de perito capixaba concorre a prêmio que escolherá as melhores do país

A ideia do perito criminal capixaba Carlos Augusto Chamoun de pesquisar uma técnica para resgatar o DNA do esperma do estuprador no trato digestório de larvas decompositoras de corpos está concorrendo ao título de uma das melhores teses de doutorado de todo o país.

“Fui parabenizado por colegas peritos criminais e legistas de vários estados do país pela indicação. Esse prêmio é o sonho de todo pesquisador”, avaliou. Chamoun explicou que para concorrer ao Prêmio Capes de Tese, cada universidade do país indica uma tese de doutorado como a melhor tese defendida no ano anterior ao prêmio, ou seja, a melhor de 2014, em uma das 48 áreas de pesquisa. No caso da tese dele, cujo título é a Recuperação e identificação de DNA humano (Y STR) do trato gastrintestinal de imaturos de dípteros da espécie Chrysomya albiceps (Wiedemann, 1819) nutridos com quantidades diferentes de sêmen humano: simulação de análises periciais em casos de crimes sexuais, a indicação foi para a área de Ciências Biológicas.

“Fiquei muito feliz só pelo fato da minha tese ter sido indicada pela UFRJ, que é considerada uma das maiores universidades do país e da América Latina. E mais ainda, pois sou perito e professor. Não vivo de pesquisa e nem tenho o tempo que os pesquisadores concursados possuem para fazê-la”, declarou.

Defendida em outubro do ano passado, a tese de doutorado do perito foi aprovada com nota máxima por todos os membros da banca examinadora do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os trabalhos foram desenvolvidos no laboratório do setor de Diptera do Museu Nacional da UFRJ, no laboratório de Entomologia Forense do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, no Instituto de Perícias e Pesquisas em Genética Forense (IPPGF). A conclusão da pesquisa foi feita na Florida International University (FIU) e no Miami-Dade Crime Lab, nos Estados Unidos da América. “Este trabalho me rende ótimos frutos. Já fui convidado pra dar palestras sobre essa tese em vários estados do país, com público principal formado por promotores, juízes, delegados, peritos, estudantes e defensores. É bem gratificante”, concluiu.

Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

Criado em 2005, o Prêmio Capes é voltado para as melhores teses de doutorado selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação pertencentes ao Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Segunda-feira, 31 de agosto de 2015
Fonte: Assessoria de Comunicação Polícia Civil
  • Título: Tese de doutorado de perito capixaba concorre a prêmio que escolherá as melhores do país
  • Postado por::
  • Data: 12/09/2015
  • Tags:
  • Comentários

0 Comentários

Top