­Top Banner Advertisement

 

Foto de Fernanda C. O. Tavares
Peritos oficiais do Paraná são homenageados em sessão solene

03/12/2015 - 12h08

Por Claudia Ribeiro

(Descrição do áudio))

Uma sessão solene no Plenarinho da Assembleia comemorou o Dia Estadual do Perito Oficial no Paraná. Foi na manhã desta quinta (3). A iniciativa da sessão e do projeto, que está inserindo  a data no Calendário Oficial de Eventos do estado, foi do deputado Felipe Francischini (SD). O Dia Nacional do Perito Criminal é 4 de dezembro, que também foi escolhido para marcar a data no Paraná. Segundo o autor das propostas, a sociedade precisa conhecer mais sobre esse trabalho, que é tão importante dentro do quadro da Polícia.

(Sonora)

No Paraná, além dos funcionários de apoio atualmente são cerca de 269 profissionais na área, , que abrange peritos criminais, médicos legistas, odontolegistas, químicos legais e toxicologistas legais, que trabalham no Instituto Médico Legal (IML) e no Instituto de Criminalística, que compõem a Polícia Científica do estado. Segundo o diretor geral da Polícia Científica, Hémerson Bertassoni,  são 27 unidades no interior que atuam nos 399 municípios.  Ele destacou que o grande desafio é a integração da Polícia Científica para agilizar os atendimentos, cerca de 250 mil por ano.

(Sonora)

O trabalho destes profissionais envolve a análise crítica e científica dos locais onde ocorreram crimes, além de serem responsáveis por localizar as provas técnicas, e analisar os vestígios do delito. As provas técnicas são muito importantes em um processo judicial, não sendo descartadas mesmo quando o réu é confesso. Ele também estuda o corpo do objeto, faz  exames de laboratório específicos, analisa todas as informações das quais dispõe e reconstitui a cena do crime, na tentativa de desvendar os autores, as armas utilizadas, o modo como foi realizado e até as vítimas. O profissional de perícia é selecionado por  concurso público, e pode participar de operações isoladas e da perícia de pequenos delitos, ou de operações próprias juntamente com outros departamentos da justiça.

 

Link com Áudio: http://www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/radio_assembleia/peritos-criminais-sao-homenageados-em-sessao-solene

  • Comentários

0 Comentários

Top