­Top Banner Advertisement

 

Foto de Pedritta Garcia
Setembro Amarelo: sindicato apoia mês de prevenção ao suicídio

Você sabia que, em média, 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, aqui no Brasil? A média nacional é de 5,5 por 100 mil habitantes em todas as idades, mas entre os idosos, essa média sobe para 8,9 mortes por 100 mil. A região Sul do país concentra 23% dos suicídios.

O Paraná felizmente não está entre os seis estados com as maiores taxas de suicídio do país (RS, SC, MS, RR, PI e AM), mas essas tragédias também ocorrem em nossa população e nós, peritos oficiais, lidamos com elas quase que diariamente. Por isso, é papel do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (Sinpoapar) resgatar ações como a do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Presente em todos os estados e no Distrito Federal através do telefone 188, o CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que atua na prevenção ao suicídio e conta com 2.400 voluntários. A entidade oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita a qualquer pessoa que queira e precisa conversar, sob total sigilo (24 horas por dia).

Também é possível buscar ajuda nos Serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que atendem questões como transtornos psíquicos, dependência de álcool e outras drogas. Em casos de emergência acione o SAMU (192) ou procure a UPA ou o pronto socorro mais próximo.

Com informações do Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação - Sinpoapar

  • Comentários

0 Comentários

Top