Você sabe o que é a data-base? Atualmente, a principal reivindicação das categorias policiais do Paraná é o pagamento da data-base, o que motivou uma campanha em conjunto, unindo forças dos policiais civis, policiais e bombeiros militares, policiais científicos e policiais penais.
Mas, você sabe o que é a data-base? Muitas pessoas ficam confusas com essa palavra, então, segue uma explicação simples: a data-base é o período em que é realizado o reajuste anual, é basicamente a reposição anual, garantida para suprir as perdas salariais decorrentes da inflação, impedindo a defasagem do salário.
ATRASO NO PAGAMENTO: há 05 anos as categorias policiais não recebem a data-base, o que já soma uma defasagem salarial de quase 30%. Essas perdas salariais desmotiva e desvaloriza, somando-se a outros problemas, falta de efetivo, equipamentos defasados e o pior, o risco diário da profissão, seja no combate à criminalidade ou no salvamento e proteção da população.
Analisando essas grandes perdas salariais, constatou-se que atualmente é como se o policial trabalhasse de graça três meses no ano. Então, dá para imaginar o tamanho do impacto no orçamento mensal dessas famílias, não é mesmo?
A LUTA DA UFS PELO PAGAMENTO DA DATA-BASE: diante da falta de diálogo com o governador Ratinho Junior, que permanece omisso no dever de realizar o pagamento da data-base aos policiais e bombeiros paranaenses, os sindicatos e associações que representam esses profissionais se uniram e criaram a UFS, União das Forças de Segurança Pública do Paraná, para buscar avanços nesta luta.
Desde então, diversas ações estão sendo realizadas, com o objetivo de pressionar o Governo e também para sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar as categorias policiais, pois os ganhos estão diretamente ligados à qualidade da segurança pública.
Ações nas mídias sociais estão sendo realizadas, assim como campanhas em outdoors e painéis de led em Curitiba e outras cidades do Paraná. Carreatas aconteceram na capital e outras quatro cidades. Além disso, ações individualizadas das categorias também estão sendo promovidas, todas elas com o objetivo de mobilizar as autoridades e mostrar a força dos trabalhadores da segurança pública.
Em breve novas ações serão realizadas.
Venha com a gente nesta luta! Juntos somos mais fortes!