Entre esta segunda-feira, 14 de junho, e a próxima sexta-feira, dia 18, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promove, em todo o país, a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. O objetivo da ação, que ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal de forma integrada, é identificar pessoas desaparecidas por meio de exame de DNA e do Banco Nacional de Perfis Genéticos.
O foco da campanha é a coleta do DNA de familiares em primeiro grau de pessoas desaparecidas – pai e mãe, filhos e cônjuge o irmãos do desaparecido. Para participar é preciso que o desaparecimento tenha sido registrado na Polícia Civil. No Paraná, a coleta será feita em 17 cidades: Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, União da Vitória, Guarapuava, Jacarezinho, Francisco Beltrão, Londrina, Apucarana, Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama, Ivaiporã, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu (confira os endereços abaixo).
Além do DNA dos familiares – cuja coleta será feita com um cotonete, que é passado na parte interna da bochecha – também poderá ser entregue objetos que possam conter o DNA do próprio desaparecido, como escova de dentes, aparelho de barbear, aliança, óculos, cordão umbilical ou dente de leite.
“Após a coleta, o DNA será enviado para o laboratório de genética forense da instituição de perícia oficial do seu estado [no caso da Polícia Científica do Paraná], onde ele será analisado e o perfil genético obtido será enviado ao Banco Nacional de Perfis Genéticos – BNPG. No BNPG, seu perfil genético será comparado com os perfis de pessoas de identidade desconhecida, de pessoas que buscam por seus familiares e de restos mortais não identificados”, esclarece o Ministério da Justiça.
POR QUE VOCÊ DEVE PARTICIPAR? O DNA coletado será analisado e o perfil genético inserido no BNPG. A partir disso, será utilizado para verificar o familiar desaparecido está cadastrado no banco. A busca será feita diariamente à medida que novos perfis genéticos forem inseridos. Se o familiar desaparecido for encontrado, quem participou da campanha será aviado pela Polícia Civil ou Polícia Científica.
Confira abaixo os endereços das sedes da Polícia Científica no Paraná onde a coleta do DNA poderá ser feita:
APUCARANA: rua Prof. Erasto Gaertner, 786, Centro
CAMPO MOURÃO: avenida Manoel Mendes de Camargo, 230, Bairro Bela Vista
CASCAVEL: rua da Bandeira, 1301, Centro
CURITIBA: rua Paulo Turkiewicz, 150, Bairro Tarumã
FOZ DO IGUAÇU: rua Rosa Cirílo de Castro, 1050, Bairro Jardim Polo Centro
FRANCISCO BELTRÃO: rua Vereador Romeu Lauro Werlang, 345, Centro
GUARAPUAVA: rua Engenheiro Antônio Rebouças, 1755, Bairro Santa Cruz
IVAIPORÃ: Praça Emílio Menezes, s/nº, Centro
JACAREZINHO: rua Álvaro Brochado, 1634, Bairro Nova Jacarezinho
LONDRINA: avenida Dez de Dezembro, Lago, Bairro Igapó
MARINGÁ: rua Mandacaru, s/nº
PARANAGUÁ: rua Padre Albino s/nº
PARANAVAÍ: rua Albino Silva, 470, Bairro Jardim Canadá
PONTA GROSSA: rua Édipo Ferreira dos Santos Ribas, 166, Bairro Nova Rússia
TOLEDO: avenida Maripá, 1327, Bairro Jardim Europa
UMURAMA: avenida da Estação, 2400, Zona VI
UNIÃO DA VITÓRIA: rua Coronel João Gualberto, Centro
Com informações do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar