A união fez a força nesta terça-feira, 20 de julho, em mais uma mobilização dos policiais paranaenses, que se reuniram em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba. A principal reivindicação foi a omissão do governador Ratinho Junior e a falta de diálogo com as categorias.
Já são cinco anos sem data-base e uma defasagem salarial de quase 30%. Além disso, existe o risco de congelamento dos salários até 2022, equipamentos defasados e falta de valorização.
Representantes que integram a UFS – União das Forças de Segurança Pública do Paraná, estiveram presentes, entre eles o presidente do SINDARSPEN, Ricardo Miranda. “O Governo apresenta números positivos da segurança pública, mas não tem nenhum interesse em atender o responsável para que esses números sejam alcançados, que é o policial, que está na ponta, sofrendo com o descaso”, destacou ele.
Para o presidente do SINCLAPOL, Kamil Salmen, o governador é o pior da história e se mantém blindado, sem diálogo com os policiais. “Levam para ele o que ele quer ouvir e não o que ele precisa ouvir, não a realidade da polícia. Aí fica difícil”, afirmou.
O presidente da AVM, Coronel Washington da Rosa, explicou que as entidades que integram a UFS querem uma abertura de diálogo com o governador. “Queremos levar a pauta de reivindicações e buscar soluções, principalmente na questão da data-base”.
“Já estamos caminhando para o último ano do Governo e nenhuma promessa feita pelo Ratinho Junior foi cumprida. Este ato, hoje, é um grito pelo resgate da dignidade do trabalhador da segurança pública do Estado do Paraná”, ressaltou o presidente da ADEPOL, Dr. Daniel Fagundes.
O presidente do SINPOAPAR, Alexandre Fernando de Lara, explicou que a desvalorização dos policiais está motivando o pedido de exoneração de muitos deles. “Ontem mesmo recebi a notícia de um colega que decidiu deixar a perícia do Estado do Paraná porque não tem mais incentivo e nem condições de trabalho. A situação está muito precária”, lamentou.
O ato foi destaque na imprensa paranaense, inclusive com cobertura ao vivo pela RPC. Confira abaixo: