O perito criminal da Polícia Científica do Paraná, Rafael Heleno Campos, foi o vencedor da edição 2021 do Concurso Foto Forense do Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM). Com inscrições de peritos oficiais de todo o país, a competição divulgou o resultado no dia 23 de julho. Ao todo, foram 21 fotos participantes de 14 colegas da perícia oficial.
O concurso tem o objetivo de incentivar e premiar a arte da fotografia entre os peritos oficiais de todo o país, e oportunizar o reconhecimento de talentos na área. Neste ano, o prêmio principal foi uma mochila fotográfica profissional. Os participantes concorreram nas categorias “juri especializado” (na qual o vencedor será escolhido por especialistas) e “voto popular” (através de curtidas nas redes sociais). A votação na internet aconteceu entre os dias 17 e 22 de julho.
A fotografia vencedora, do perito Rafael Campos, retrata o corpo de um homem que estava desaparecido há 10 dias em uma reserva florestal e foi encontrado em um rio ao lado de uma estrada. Em 2º lugar no concurso, ficou a imagem do perito Marcelo Mazzuco, do Rio Grande Sul, que retrata o pôr-do-sol ao fundo da estrutura destruída da Secretaria de Segurança Pública do estado, após um incêndio ocorrido no dia 14 de julho deste ano. A foto que ocupou o 3º lugar no juri técnico é do perito Victor Wilson Botteon, de Santa Catarina, que mostra a marca de uma mão feita com sangue em uma parede branco em um local de homicídio.
1ª EDIÇÃO: a primeira vez que o Concurso Foto Forense foi realizada foi em 2020. Ano passado, o Paraná foi o estado com maior número de peritos inscritos e um perito paranaense ficou no top 3 da primeira edição: a fotografia de Flávio Martins, registrada a partir de um drone durante uma perícia noturna de um acidente de trânsito em uma rodovia.
Com informações do SINPOEAM – Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas.
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar