A manhã de 27 de setembro de 2021 foi marcada por um grande ato de manifestação em Foz do Iguaçu, na região Oeste do estado. Servidores estaduais das forças de segurança, saúde e educação protestaram pelo pagamento da reposição das perdas salariais provocadas pela inflação, a chamada data-base.
A concentração aconteceu na Vila Portes e dali os servidores públicos seguiram em uma caminhada pacífica até a fronteira do Brasil com o Paraguai, fechando a ponte por cerca de uma hora, nos dois sentidos. Durante o ato, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a Polícia Militar e a Guarda Municipal prestaram apoio à mobilização, que foi organizada pela União das Forças de Segurança (UFS) e pelo Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES).
Para as associações e sindicatos que integram a UFS, o manifesto ficará marcado na história das entidades. Segundo os presidentes, enquanto não houver diálogo entre o Governo do Paraná e as classes, outras manifestações irão acontecer em todo o Paraná.
Denominado como o Dia do Basta, o movimento recebeu caravanas de policiais vindos de diversas cidades do estado do Paraná. No total, cerca de mil servidores protestaram por seus direitos. A União das Força de Segurança agradece a presença e o apoio de todos na manifestação.
Fonte: UFS – União das Forças de Segurança