Nesta terça-feira, 21 de maio, técnicos do FES (Fórum das Entidades Sindicais) se reuniram com representantes do governo estadual para discutir o reajuste da data-base. Durante a reunião, os representantes apresentaram dados e cenários que possibilitam a reposição de 4,94% dos últimos 12 meses.
O governo não apresentou dados e afirmou que a Secretaria da Fazenda (SEFAPR) só apresentará os números do governo na próxima segunda-feira, 27 de maio. Segundo Marlei Fernandes, a comissão deve se reunir com o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) para buscar um novo posicionamento do governo.
GOVERNO TEM POSSIBILIDADE DE REAJUSTE:O economista Cid Cordeiro, apresentou dados durante a reunião os quais apontam uma viabilidade da reposição da data-base. “Nós apresentamos hoje na reunião com o governo os dados tanto da receita, tanto do aumento de gastos previstos para 2019 e concluímos que dentro do limite fiscal, que é o grande ponto de discussão, há condições sim de pagar essa data-base de 2019, de 4,94% a partir de maio e também 1% em outubro e mais 1% no mês de dezembro”, enfatiza Cordeiro. próxima reunião está prevista para dia 27 de maio, segunda-feira, às 14h.
REPOSIÇÃO E PISO-MÍNIMO REGIONAL: Os representantes sindicais entregaram um ofício solicitando a reposição do dia 15 de maio. Segundo o governo, a falta não foi lançada este mês e será aguardado o debate para definir um encaminhamento. Também foi cobrado que o governo implemente o piso mínimo regional (R$1.306,80), além de auxilio alimentação e auxílio transporte. Já o tema das pedagogas será abordado em reunião neste 22 de maio com o deputado Hussein Bakri.
Fonte: APP – Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná)