O trabalho pericial brasileiro estará em evidência no AXN Brasil. No dia 17 de outubro, estreou no canal e aplicativo de streaming a série documental “Perícia Lab”, que reúne um grupo de especialistas em crimes, para recriar e analisar casos reais. A atração é apresentada pelo ator André Ramiro, conhecido pelos filmes “Tropa de Elite” e “Tropa de Elite 2”.
Mas os verdadeiros protagonistas da série são a fotógrafa pericial Telma Rocha, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa de São Paulo, e o perito criminal Ricardo Salada, do Núcleo de Perícias de Crimes contra a Pessoa do mesmo estado. Os especialistas atuaram em casos de repercussão nacional, como o assassinato do casal Von Richthofen e do empresário Marcos Matsunaga.
Em cada episódio, Telma Rocha e Salada vão recriar casos antigos reais em um laboratório armado. Vão explicar técnicas forenses que foram fundamentais para a investigação e resolução de casos com o do Maníaco do Parque, assassino em série do final da década de 1990. Profissionais que atuaram no caso escolhido para cada episódio serão entrevistados. O objetivo é mostrar como a perícia oficial atuou nas investigações.
O primeiro episódio, chamado “Sem pé nem cabeça” já foi ao ar e tem cerca de 45 minutos. Nele, os especialistas e André Ramiro abordam o caso ocorrido na capital paulista, em que vários pedaços de corpos com e sem pele foram encontrados em sacos de lixo em diferentes locais do centro. Através de técnicas 3D, a perícia conseguiu reconstituir o rosto da vítima e abriu caminho para a identificação do cadáver.
A série já ganhou repercussão na Folha de São Paulo, no Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) e em sites especializados de entretenimento, como Cine Pop e Revista de Cinema. Os episódios vão ao ar às segundas-feiras, às 22h55 no canal AXN. Para assistir é preciso ser assinante do canal.
Fontes: AXN Brasil e SINPCRESP.
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar