A vice-presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (SINPOAPAR), Carolina Dias, participou de um seminário sobre a PEC 32/2020 (Reforma Administrativa), na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento foi promovido pelo mandato do deputado estadual Tadeu Veneri (PT) no dia 06 de novembro.
“A PEC 32 ataca direitos históricos dos servidores, precariza o serviço público e abre espaço para a privatização e a terceirização desenfreada em todo o país”, destacou a perita criminal.
Com a aprovação da reforma administrativa, o concurso público passaria a ser uma exceção, pois dá total liberdade para contratações temporárias que poderão ser feitas até mesmo para substituir grevistas. Ou seja, a reforma representa forte ataque ao movimento sindicalista no Brasil.
A estabilidade passa a ser garantida apenas para carreiras típicas do Estado, porém o projeto não deixa claro quais seriam essas carreiras.
IMPACTOS NO MOVIMENTO SINDICAL: com a flexibilidade e o fim da estabilidade, bem como a possibilidade de contratação temporária durante as greves, aumentará o assédio sobre os trabalhadores e dirigentes sindicais. É um ataque ao movimento sindical que dificulta a mobilização dos trabalhadores por temerem a perda de cargos e empregos.
Assessoria de Comunicação
SINPOAPAR