Perito criminal do Instituto de Criminalística de Cascavel (PR), Jorge Augusto Wissmann decidiu compartilhar seu conhecimento técnico neste período em que a maioria das pessoas estão em casa, em quarentena, devido à pandemia do novo coronavírus. Palestras que já foram ministradas pelo nosso colega estão sendo publicadas no YouTube, e podem ser acessadas por qualquer pessoa que se interesse pelo conteúdo: engenharia forense.
“Já que está tudo mundo em isolamento, pensei em resgatar palestras antigas, apresentadas em congressos e seminários. Eu sou engenheiro civil [por formação], então as minhas [palestras] são ligadas à engenharia forense”, explicou o perito da Polícia Científica do Paraná. Segundo Wissmann, sua inspiração partiu de ações que já estão sendo desenvolvidas por duas entidades representativas da nossa classe aqui no Sul: Sindicato dos Peritos Oficiais de Santa Catarina (SINPOSC) e Associação de Peritos Criminais do Rio Grande do Sul (ACRIGS).
As palestras online produzidas pelo engenheiro civil são relacionadas ao tema “desabamento de estruturas”, uma de suas atuações dentro do Instituto de Criminalística. “[A ideia] é resgatar apresentações em power point, já ministradas em seminários forenses, e reapresentar de forma online. É quase equivalente às lives de [música] sertaneja. Mas no meu caso serão gravações de apresentações forenses que ficarão online para as pessoas assistirem em casa”, disse Jorge Wissmann.
O primeiro conteúdo, “Estudo de Caso de Acidente com Morte em Estrutura Pré-moldada”, foi apresentado por ele originalmente em 2016, em João Pessoa (PB), no VI Seminário Nacional de Engenharia Forense. A apresentação online está no YouTube desde o último dia 20 e pode se acessada aqui. Dia 27 de abril será liberado o segundo conteúdo online do perito nesta quarentena. A palestra “Desabamento de Pórtico Ornamental em Concreto Armado com Vítima Fatal” foi ministrada por ele no XXIV Congresso Nacional de Criminalística, em 2017, em Florianópolis (SC). Para assistir, clique aqui.
A terceira palestra de Wissmann vai abordar o tema “reforço estrutural”, mas não terá relação direta com o trabalho pericial. A data ainda será divulgada pelo perito criminal. “Queremos mobilizar os peritos [do Paraná] que já têm palestras antigas, para também recriá-las em formato online. Se esse projeto der certo, vamos disponibilizar todo esse conteúdo no nosso canal do YouTube”, concluiu o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (Sinpoapar), Paulo Zempulski.
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar