O Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (SINPOAPAR) parabeniza os peritos e peritas criminais do nosso estado e de todo o país pelo Dia do Perito Criminal, celebrado anualmente em 4 de dezembro. “Nos detalhes estão as verdades que fazem justiça”, esta é uma frase que resume a importância do trabalho diário da perícia criminal.
A data foi aprovada pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) no IV Congresso Nacional de Criminalística, em 1977, e só foi instituída oficialmente pela lei federal 11.654/2008. O Dia do Perito Criminal relembra o dia do nascimento de Otacílio de Souza Filho.
Otacílio Filho era patrono dos peritos oficiais. Ele faleceu em 1976, quando havia sido designado para efetuar uma perícia no interior de Minas Gerais, em um local onde ocorreu duas mortes violentas. A tragédia teria ocorrido na Serra da Moeda, no interior de Congonhas. Durante a perícia do local do acidente, que vitimou um casal de geólogos, que caiu em um desfiladeiro, o perito Otacílio Filho também se desequilibrou e caiu no mesmo local, falecendo da mesma forma.
O Dia do Perito Criminal visa conscientizar a sociedade sobre a grande importância que o trabalho forense possui para a resolução dos crimes. Os peritos criminais são responsáveis por levantar evidências que possam solucionar a cena de um crime: impressões digitais, exame de provas laboratoriais específicos em objetos encontrados, reconstituição da cena do crime, análise das armas utilizadas, exames no corpo da vítima etc.
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar