Por iniciativa dos deputados estaduais Hussein Bakri (PSD) e Tiago Amaral (PSB), respectivamente líder e vice-líder do Governo do Paraná na Assembleia Legislativa, foi realizada uma homenagem aos 18 anos da Polícia Científica e aos peritos oficiais e auxiliares de perícia. A solenidade aconteceu na sessão plenária desta segunda-feira, 4 de novembro, e contou com a presença do Sinpoapar (Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do PR).
A menção honrosa pelos serviços prestados à população foi entregue aos profissionais da perícia oficial após uma explanação do perito criminal Hemerson Bertassoni sobre a contribuição da Polícia Científica na elucidação dos mais diversos crimes, como a diminuição dos índices de criminalidade, entre eles, o do número de homicídios no estado, que caiu 10,8% neste ano em relação a 2018.
“No imaginário da população ainda somos Polícia Civil, mas houve uma desvinculação, feita por esta Casa de Leis, em 2001. É importante mostrar nosso serviço, que atua paralelamente às polícias Civil e Militar”, explicou o perito criminal. Outro destaque em relação à apresentação do colega foi a solução do caso Rachel Genofre 11 anos após o início das investigações. Bertassoni assinou 140 dos 170 laudos de cruzamentos genéticos para chegar ao autor do crime.
A homenagem da Alep aos profissionais da perícia oficial paranaense foi promovida a partir de uma sensibilização do Sinpoapar que expôs, ao vice-líder Tiago Amaral, as demandas da categoria para o fortalecimento da atuação da instituição em todo o estado, entre elas a abertura de mais seções técnicas no interior e adequação salarial. Tanto Amaral quanto Bakri defenderam a continuidade dos esforços para reequipar a Polícia Científica.
“A Polícia Científica tem demandas por viaturas mais compatíveis com os serviços que prestam, como carros altos para atender a retirada de cadáveres em locais de difícil acesso”, afirmou o vice-líder. Já o líder do governo disse que a PCP orgulha os paranaenses pelo trabalho que desenvolve e que é “importante dar luz a estes esforços e estender a mão para que [peritos e auxiliares] continuem batalhando”.
**Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná.
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar