O Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (SINPOAPAR) está sob nova gestão desde o dia 21 de abril. Alexandre Guilherme de Lara estará à frente da entidade até abril de 2023. Ele é o presidente da chapa Valorização, aclamada por unanimidade em fevereiro. Perito criminal desde 2009, Lara já atuava no sindicato desde 2019, ele era o tesoureiro da gestão anterior, sob a presidência do também perito criminal Paulo Zempulski.
Segundo Alexandre Lara, sua gestão terá desafios importantes, e o nome da chapa, Valorização, tem um sentido. “Escolhemos ‘valorização’ porque entendemos que é isso que mais precisamos agora. Sabemos do difícil momento que estamos vivendo e dos esforços que a perícia oficial paranaense tem enfrentado para atender a sociedade. Mas acima de tudo, sabemos da dificuldade que nossos profissionais têm sofrido com a desvalorização por parte do Governo do Paraná e das seguidas perdas de direitos duramente conquistados”, diz o presidente.
A afirmação do presidente do SINPOAPAR vai ao encontro da campanha da UFS – União das Forças de Segurança do Paraná, da qual o sindicato é integrante e que foi lançada em fevereiro com o objetivo de fortalecer a luta dos profissionais da área pela devida valorização e garantia de direitos. Pela construção de uma Polícia Científica melhor, Lara comprometeu-se a dedicar todos os esforços para atender, sem distinção, às demandas de peritos oficiais, auxiliares de perícia e servidores aposentados.
“Para essa tarefa contamos com o apoio de todos os colegas, e nos colocamos à disposição para trabalharmos juntos. Faremos valer nossas prerrogativas constitucionais para assegurar a legalidade por parte do Poder Executivo, tanto nas questões do nosso dia a dia quanto nas questões envolvendo os demais colegas do funcionalismo”, reforçou o presidente.
Perito criminal há 12 anos, Alexandre Lara atuou no interior do estado na seção técnica de Ponta Grossa e na capital nas seções de Crime Contra Vida, Acidentes de Trânsito e Engenharia Forense. Na área acadêmica é doutor na área de Mecânica dos Sólidos (PPGEM – UTFPR), mestre na área de Engenharia Biomédica (PPGEB – UTFPR) e possui pós-graduação lato sensu em Gestão da Segurança Pública com ênfase em Perícia Criminal (2013). É bacharel em Engenharia Mecânica (UTP) e técnico em Mecânica Industrial (CEFET-PR).
Conheça a diretoria do SINPOAPAR para o biênio 2021/2023:
Presidente: Alexandre Guilherme de Lara – perito criminal
Vice-presidente: Paulo Roberto Stocco Zempulski – perito criminal
1ª secretária: Gisele Floriani – perita criminal
2º secretário: Weberson Mendes de Limao – perita criminal
1º tesoureiro: Marcio Borges de Macedo – perito criminal
2º tesoureiro: Emilio Merino de Paz Junior – perito criminal
Diretora administrativa: Lilian Parabocz – perita criminal
Diretor social: Fabian Andrade Silva – perito criminal
Diretor de Relações Institucionais: Thiago Henrique Porto de Almeida – auxiliar de perícia
Diretor jurídico: Nadir de Oliveira Vargas – perita criminal
Suplentes
Diretor administrativo: Paulo Ricardo Huber – auxiliar de perícia
Diretor social: Thiago Yuiti Castilho Massuda – químico legal
Diretor de Relações Institucionais: Rodrigo Ribeiro de Abreu – perito criminal
Diretor jurídico: Leandro Cerqueira Lima – perito criminal
Conselho fiscal
Guilherme Trancoso – perito criminal
Felix Barboni – perito criminal
Roman Hector Abril – perito criminal
Conselho de Ética
Carlos Humberto Lopes Costa – perito criminal
Alessandra Rodrigues de Araujo – toxicologista
Augusto Pasqualini Neto – perito criminal
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar