Conheça 5 MITOS sobre servidores públicos:
Mito 1: Serviço público é cabide de emprego
A VERDADE: Para se tornar SERVIDOR é preciso passar em CONCURSOS bastante difíceis e concorridos. E somente 1% dos cargos públicos são ocupados por pessoas sem concurso.
Mito 2: Estabilidade prejudica a eficiência
A VERDADE: A estabilidade do servidor PROTEGE A POPULAÇÃO. Sem ela, servidores seriam coagidos a facilitar desvios, por exemplo, ou governantes poderiam demitir pessoas qualificadas e experientes para ocupar todos os cargos com familiares, apadrinhados e amigos sem qualificação.
Mito 3: Servidor ganha muito
A VERDADE: em 30 anos, o salário médio de servidores do Poder Executivo (professor, enfermeira, policial etc.) subiu apenas 0,56% ao ano, e na maioria dos casos é EQUIVALENTE com o do setor privado.
Mito 4: Tem muita gente no serviço público
A VERDADE: desde 2018 há QUEDA no número de servidores (aposentadorias, falta de concursos etc.). No Brasil, apenas 12% dos trabalhadores são servidores, enquanto a média da OCDE (grupo que reúne a maioria dos países mais ricos) é 18%. Se o Brasil fizesse parte da OCDE, estaria próximo das últimas posições em quantidades proporcionais.
Mito 5: Servidor trabalha pouco
A VERDADE: A maioria das carreiras exige alta produtividade e qualificação permanente, com metas rígidas a serem cumpridas. Além disso, muitas categorias sofrem com as condições de trabalho inadequadas, falta de valorização e de estrutura.
Valorize o serviço público. É para todos!
#ServiçoPúblico #ÉPublico #ÉpraTodos #ValorizeOServidor
Fonte: Campanha É público, É para todos!