Serviço público é coisa de países pobres e atrasados? Ou de países com determinada orientação política? Existe inchaço na máquina pública brasileira? Melhor dar uma olhada neste gráfico.
Nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, fórum que reúne países que correspondem a 62% do PIB mundial), a média de trabalhadores do setor público é de 18%.
No Brasil, os servidores públicos são apenas 12% dos trabalhadores – menos até do que países de tradição liberal como os Estados Unidos (15,2%), por exemplo. Quando se fala em remuneração, nossos servidores também ganham menos.
Segundo a OCDE, a diferença média entre os salários de trabalhadores dos setores público e privado é de 21%. No Brasil, servidores ganham apenas 8% mais que trabalhadores em cargo similar no setor privado (dados do Banco Mundial). Isso porque os servidores passam por constantes aperfeiçoamentos e qualificação permanente.
Se queremos nos espelhar na força de países mais desenvolvidos, devemos começar observando o funcionalismo público deles. Valorize o serviço público. É para todos!
#ServiçoPúblico #ÉPublico #ÉpraTodos #ValorizeOServidor
Fonte: Campanha É público, é para todos!