Em assembleia geral virtual realizada nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, filiados e filiadas ao Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (SINPOAPAR) aclamaram por unanimidade a chapa Valorização para a direção da entidade no biênio 2021/2023. A nova gestão, que terá Alexandre Guilherme de Lara na presidência, começa no dia 21 de abril. O perito criminal é o tesoureiro da chapa Comprometimento, à frente da atual gestão do sindicato e sob o comando do também perito criminal Paulo Stocco Zempulski.
Segundo Lara, a próxima gestão do sindicato terá desafios importantes, e o nome da chapa, Valorização, tem um sentido. “Escolhemos ‘valorização’ porque entendemos que é isso que mais precisamos agora. Sabemos do difícil momento que estamos vivendo e dos esforços que a perícia oficial paranaense tem enfrentado para atender a sociedade. Mas acima de tudo, sabemos da dificuldade que nossos profissionais têm sofrido com a desvalorização por parte do Governo do Paraná e das seguidas perdas de direitos duramente conquistados”, disse o presidente eleito.
Pela construção de uma Polícia Científica melhor, Alexandre Lara comprometeu-se a dedicar todos os esforços para atender, sem distinção, às demandas de peritos oficiais, auxiliares de perícia e servidores aposentados. “Para essa tarefa contamos com o apoio de todos os colegas, e nos colocamos à disposição para trabalharmos juntos. Faremos valer nossas prerrogativas constitucionais para assegurar a legalidade por parte do Poder Executivo, tanto nas questões do nosso dia a dia quanto nas questões envolvendo os demais colegas do funcionalismo”, reforçou.
“Preciso agradecer ao presidente Paulo Zempulski, com quem tenho tido a honra de trabalhar nestes dois últimos anos, e tenho visto a dedicação e empenho na construção de um melhor amanhã para a Polícia Científica”, complementou o presidente eleito. “Alexandre Lara tem o total apoio desta gestão. Me comprometo a fazer uma transição da melhor forma possível, [ele] tem toda a confiança”, respondeu Zempulski, que estará ao lado de Lara, como vice-presidente da chapa Valorização.
COMPROMETIMENTO: à frente da gestão do SINPOAPAR desde abril de 2019, Paulo Zempulski destacou diversas ações e avanços da chapa Comprometimento neste biênio, como o aumento do número de 46% do número de filiados, passando de 155 para 226 profissionais da Polícia Científica sindicalizados; a regularização de pendências fiscais e contábeis antigas; a contratação de um novo serviço de assessoria jurídica.
“Através da assessoria de comunicação já contratada na gestão anterior [de Alexandre Brondani, no biênio 2017/2019] ampliamos a transparência dos atos sindicais para filiados e filiadas, com o novo site, o grupo informativo do Whatsapp, atualização dos e-mails, criação do Instagram e fortalecimento do Facebook”, completou o presidente. Além disso, Zempulski lembrou dos eventos de integração realizados antes do início da pandemia, como a hamburgada de recepção dos novos servidores e a festa de fim de ano em 2019.
Outro destaque da atual gestão foi a mobilização dos sindicalizados na homenagem pelo aniversário da Polícia Científica, na Assembleia Legislativa do Paraná, em 2019. No ano passado, a gestão do SINPOAPAR promoveu uma campanha, interna e nas redes sociais, de prevenção e combate à covid-19; intensificou convênios com universidades e empresas; e atuou na elaboração do Código de Ética e Conduta da Polícia Científica, documento que foi entregue à direção da instituição.
A integração com as entidades sindicais que representam servidores das outras forças de segurança do Paraná também foi intensificada, resultando na conquista das promoções e progressões; em avanços na reforma da previdência estadual e no parcelamento da data-base; e agora na oficialização da criação da UFS – União das Forças de Segurança Pública do Paraná, “grupo coeso que está batendo forte em relação à reposição inflacionária e direitos relacionados às condições de trabalho”. “Agradece aos colegas da direção do sindicato e aos conselheiros por todo o empenho nesses dois anos. Todos foram muito úteis para a nossa gestão, sou grato a todos, sem exceção”, finalizou Paulo Zempulski.
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar