O Fórum das Entidades Sindicais (FES) do Paraná está mobilizando todos os sindicatos de servidores públicos estaduais para o próximo dia 29 de abril promovendo uma grande manifestação no Centro Cívico para rememorar o massacre sofrido pelas categorias de trabalhadores neste mesmo dia em 2015.
A expectativa é de que caravanas vindas de todas as regiões do Estado se juntem ao funcionalismo público que atua na capital e Região Metropolitana de Curitiba para relembrar a violência sofrida e protestar pelas violências que são cometidas atualmente, como a falta de valorização das servidoras e servidores.
Segundo cálculos da assessoria econômica do FES, a defasagem salarial em relação à inflação deve ultrapassar 36% em maio, mês da data base, resultado de mais de cinco anos sem a reposição inflacionária integral.
A busca pela reposição da inflação é a pauta que une todo o funcionalismo público do Paraná, mas há outros inúmeros problemas como a privatização do serviço público no Estado, terceirizações, quarteirizações, falta de equipamento, problemas nas estruturas de atendimento, falta de material essencial para atuação dos profissionais, sobrecarga de trabalho e outras demandas.
A concentração para o ato começa às 9 horas do dia 29 de abril (sexta-feira) na Praça 19 de Dezembro (Praça da mulher e do homem nus), de onde servidoras e servidores seguem numa caminhada que termina na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa.