Nesta terça-feira, 9 de agosto, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) fez um esforço coletivo para pressionar os deputados estaduais sobre as pautas do funcionalismo público estadual. Pela manhã, os dirigentes participaram da audiência pública sobre a Privatização da Saúde no Paraná e à tarde, a comissão do fórum visitou gabinetes de parlamentares para cobrar a data-base, a isenção do desconto previdenciário para aposentados e o pagamento imediato das promoções e progressões para as categorias de servidoras que ainda não estão recebendo.
Integrantes da coordenação do fórum foram recebidos por deputados da liderança do governo em reunião intermediada pelo deputado estadual Professor Lemos (PT) e contou com a presença dos deputados Evandro Araújo (PSD), Tercílio Turini (PPS) e do líder do governo na Alep, Marcel Micheletto (PSD).
Durante o encontro os parlamentares ouviram dos sindicalistas que o governo do Estado se demora para cumprir compromissos já assumidos com o funcionalismo, como o pagamento dos quinquênios, anuênios e promoções e progressões. Além disso, os integrantes do FES voltaram a cobrar os parlamentares que fazem parte da base de apoio do governador uma definição sobre o pagamento da data-base e sobre o fim do desconto previdenciário para aposentados que recebem abaixo do teto do INSS (R$ 7.087,22).
A coordenação do FES informou que vai continuar pressionando os deputados para que movimentem o governo para cumprir o que já foi acordado e não deixaremos de cobrar a data-base e o fim do desconto nos provimentos de aposentadas. Foi elaborado um calendário de reuniões para os próximos meses, definindo as datas de 02/09 (Londrina) e com locais ainda a definir em 07/10, 04/11 e 02/12, além de reuniões extraordinárias conforme a demanda.