Previstas para serem encerradas na última sexta-feira, 9 de julho, as inscrições para a segunda edição do Concurso Foto Forense foram prorrogadas até o dia 16 de julho. A competição é organizada pelo Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM) e é voltada a peritos oficiais de todo o país.
Para se inscrever, o perito precisa apenas acessar o formulário de inscrição, enviar a documentação necessária e as fotos que irão concorrer. Cada perito tem direito de participar com até 2 fotos com a temática forense, ou seja, as imagens devem ser relacionadas ao trabalho pericial e aos locais de perícia.
Os participantes concorrerão nas categorias “juri especializado” (na qual o vencedor será escolhido por especialistas) e “voto popular” (através de curtidas nas redes sociais). A comissão julgadora verificará a conformidade formal e substantiva das fotografias de acordo com o regulamento da competição, verificando originalidade, criatividade, cores, composição, mensagem transmitida pelo fotógrafo, bem como o enquadramento no tema.
O concurso tem o objetivo de incentivar e premiar a arte da fotografia entre os peritos oficiais de todo o país, e oportunizar o reconhecimento de talentos na área. Neste ano, o prêmio principal é uma mochila fotográfica profissional. Segundo a organização da competição, o anúncio do vencedor será dia 23 de julho.
1ª EDIÇÃO: a primeira vez que o Concurso Foto Forense foi realizada foi em 2020. O Paraná foi o estado com maior número de peritos inscritos e um perito paranaense ficou no top 3 da primeira edição: a fotografia de Flávio Martins, registrada a partir de um drone durante uma perícia noturna de um acidente de trânsito em uma rodovia.
Com informações do Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM).
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar