Leandro Cerqueira Lima, é o atual chefe de gabinete da Polícia Científica do Paraná, comemora uma trajetória de destaque na defesa dos direitos dos servidores e na evolução da instituição. Com 48 anos, Leandro ingressou na Polícia Científica em 2009, aos 33 anos, e desde então tem dedicado sua carreira ao fortalecimento da classe e ao avanço da ciência forense no estado.
Ele presidiu o Sinpoapar de 2013 a 2017, e posteriormente, a Associação Brasileira de Criminalística (ABC) de 2017 a 2022. Leandro destaca que ocupar a presidência de qualquer entidade de classe é uma função de extrema importância, devido ao papel crucial dessas instituições na interlocução entre os servidores e os poderes executivo e legislativo.
“O sindicato tem papel fundamental na defesa dos direitos dos servidores, sobretudo nas negociações de alterações legislativas e regulamentações sobre o funcionamento da Polícia Científica”, afirma Leandro.
Em seus quase 15 anos de carreira como Perito Criminal, ele presenciou e participou ativamente de transformações significativas, como a nomeação do primeiro Diretor-Geral da Polícia Científica em 2013 e a implementação de três leis que regulamentam a atuação do órgão e de seus servidores.
Leandro relembra que o Sinpoapar passou de um sindicato sustentado por transferências voluntárias de recursos dos servidores para a conta corrente da entidade, para a implantação de débito em conta e filiação de um grande número de servidores. “A atuação sindical deixou de ser focada em greves e manifestações, passando a ser embasada na negociação e busca de consenso entre as necessidades dos nossos servidores e do nosso ‘patrão’, o poder executivo estadual”, explica.
A evolução do Sinpoapar, na visão de Leandro, foi marcante. O sindicato não só garantiu melhores condições de trabalho e remuneração para os servidores, como também estabeleceu a PCP como referência nacional. “Em todos estes avanços, a atuação do Sinpoapar em parceria com a Direção-Geral foi de fundamental importância, permitindo que sejamos considerados um exemplo a ser seguido em âmbito nacional”, ressalta.
Hoje, como chefe de gabinete da Polícia Científica, Leandro Lima continua sua missão de fortalecer a instituição e valorizar seus profissionais, refletindo o comprometimento e a dedicação que marcaram sua carreira até agora.
Por Felipe Reis
Assessoria de Comunicação – Sinpoapar