Um perito paranaense ficou no top 3 da primeira edição do Concurso Foto Forense do Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM). A fotografia de Flávio Martins ficou em 3º lugar na competição, que teve inscritos de todo o país. Além dele, outros cinco colegas da Polícia Científica participaram do concurso – o Paraná foi o estado com o maior número de imagens inscritas.
A foto premiada de Flávio Martins foi registrada a partir de um drone durante uma perícia noturna de um acidente de trânsito em uma rodovia. A imagem mostra os dois carros envolvidos na colisão, iluminados pelos faróis das viaturas que atenderam a ocorrência. Como prêmios pelo 3º lugar no concurso, o perito receberá uma caneca exclusiva da competição e uma camiseta “Loucos por Perícia”.
A imagem que ficou em 1º lugar no Concurso Foto Forense foi do perito Igor Ramalho, da Paraíba, que registrou uma moto que vendia algodão doce próxima a um local de crime em uma plantação de macaxeira. Já a foto que ficou na 2ª colocação é do perito Paulo Enio, do Distrito Federal, que mostra o momento em que um implante odontológico foi encontrado em restos mortais carbonizados.
A SELEÇÃO: segundo a organização do concurso, as fotos vencedoras foram selecionadas por uma comissão julgadora multidisciplinar, formada pela fotógrafa profissional Karla Vieira; pela perita criminal do Amazonas, Laura Bernardes; e pelo jornalista e assessor de comunicação do SINPOEAM, Andrés Pascal. Os critérios de avaliação foram: beleza, qualidade técnica, originalidade e expressão.
FOTOS DO PR: o Paraná foi o estado com maior número de peritos inscritos. Além de Flávio Martins (Francisco Beltrão), outros cinco peritos participaram da competição: Emilio Merino (Curitiba), Guilherme Trancoso (Curitiba), Kelly Cancela (Ponta Grossa), Leonardo Hostin (Curitiba) e Valéria Pereira (Curitiba). Ao todo, 11 fotos tiradas pelos nossos colegas participaram da disputa.
As imagens inscritas revelam diferentes situações pelas quais é necessária a atuação da perícia oficial em nosso estado. São elas: exame de numeração identificadora de veículo (Kelly Cancela); perícias realizadas em local de fuga de preso na Cadeia Pública de Ponta Grossa e em local de homicídio no município de Reserva (Valéria Pereira); acidente de trânsito em Matelândia e achado de cadáver em milharal da região rural de Itaipulândia (Leonardo Hostin).
Também foram enviadas fotos de: sinal de Werkgaertner – impressão, na pele, do desenho da boca dos dois canos de uma espingarda calibre 16 Gauge e de um “falso suicídio” (Guilherme Trancoso); atendimento a local de suicídio em residência (Flávio Martins); vista área obtida por drone de um acidente com morte e acidente com morte em uma noite chuvosa entre um trem de carga e um pequeno automóvel (Emilio Merino).
EXPOSIÇÃO: as fotos vencedoras, entre elas a de Flávio Martins, e todo o material enviado pelos peritos do Paraná e demais inscritos no Concurso Foto Forense participarão de uma exposição fotográfica. Conforme o SINPOEAM, a mostra será realizada em dezembro, mês em que se comemora do Dia do Perito Criminal. O local e o período da exposição serão divulgados em breve.
Com informações do Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM).
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar