Demos uma pausa na divulgação do resumo do semana, mas o trabalho do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (SINPOAPAR) não parou. Fizemos pressão para uma nova reunião do grupo de trabalho que revisa o subsídio da categorias e as carreiras da Polícia Científica, também acompanhamos a audiência pública do Senado Federal que debateu a proposta de emenda constitucional que inclui na Constituição as polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública (PEC 76/2019) e nos mobilizamos para convocar filiados e filiadas a estarem presentes no primeiro movimento pela data-base em 2022.
07 de março: atividades administrativas.
08 de março: visita ao Departamento de Computação Forense no IC e conversa com a categoria.
09 de março: reunião sobre a manifestação do dia 16 de março. A categoria foi convocada a participar do movimento, que marcou a 1ª manifestação pela data-base em 2022.
10 de março: o SINPOAPAR cobrou da Casa Civil a realização da segunda reunião do grupo de trabalho que revisa o subsídio da categoria. A pressão fez efeito e a agenda foi marcada para 14 de março.
11 de março: visita ao IML do Tarumã e conversa com a categoria.
14 de março: realizada a 2ª reunião do grupo de trabalho de revisão do subsídio. Os representantes do Governo do PR não apresentaram números, colocando o sindicato em alerta. Como resultado, houve a convocação para a Assembleia Geral Extraordinária do dia 21 de março.
15 de março: acompanhamento de matérias de interesse da categoria, como o parecer 01/2022 da PGE, a Procuradoria Geral do Estado, que dentre outras coisas reconheceu a extinção da TIDE e como sugeriu a revogação parcial do parecer 26/2019-PGE sobre este quesito.
16 de março: apoio e presença da direção do SINPOAPAR no ato pela data-base do Fórum de Entidades Sindicais (FES) em frente ao Palácio Iguaçu. Iniciaram as datas de movimentos pela negociação da reposição inflacionária. Por ocasião do evento foram realizadas plenárias, e solicitada uma audiência com o Governo do Paraná, o que não foi atendido até o momento.
17 de março: participação na audiência pública no Senado Federal sobre a PEC 76/2019, que inclui na Constituição as polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública. Presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Leandro Lima defendeu a PEC e contrapôs argumentos que haviam sido apresentados em contrário. Incentivamos todos a divulgarem e a pedirem o voto SIM para a matéria, através do site do Senado, no portal e-Cidadania.
18 de março: os trabalhos do SINPOAPAR ficaram voltados a atender demandas de filiados e filiadas. Tivemos retorno da Zetrasoft sobre a negociação de manutenção da isenção ao sindicato de taxas administrativas para os consignados, o que foi atendido.
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar