O trabalho do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (SINPOAPAR) em prol da categoria dos policiais científicos do Paraná continua e se intensificou na última semana de março e nos primeiros dias de abril. Mobilizamos filiados e filiadas a lutarem pela revisão do nosso subsídio, cujo estudo foi atropelado pelo Governo do Paraná, após o envio e aprovação do projeto de lei na Assembleia Legislativa, no dia 30 de março.
No dia 1º de abril, iniciamos a Operação Cumpra-se a Lei, com o apoio da categoria, após aprovação em assembleia extraordinária do SINPOAPAR. Estamos unidos e juntos seremos muito mais fortes! Confira abaixo os detalhes de nossas ações:
28 de março: manifestação em frente à Assembleia Legislativa para acompanhamento da proposta de alteração do subsídio. Ato conjunto: SINPOAPAR e SINCLAPOL. Realização da 3ª reunião do GT do Subsídio com a Casa Civil. O Governo do PR não cumpriu a promessa de diálogo e enviou uma proposta à Alep sem o conhecimento dos policiais científicos. A insatisfação foi manifestada na reunião.
29 de março: reunião com a direção do SINPOAPAR sobre as ações enviadas pelo Governo do Paraná, além de tratativas com o Poder Legislativo sobre as emendas encaminhadas pela bancada da oposição na Alep.
30 de março: acompanhamento das sessões plenárias extraordinárias na Assembleia Legislativa, com a aprovação da nova tabela de subsídio dos policiais científicos.
31 de março: reunião da UFS – União das Forças de Segurança. Na ocasião, foi apontado que o movimento está desgastado e a necessidade de reaproximação das forças de segurança. Retomada da Assembleia Geral Extraordinária, momento em que a categoria votou pela deflagração da Operação Cumpra-se a Lei.
1º de abril: visita às sedes da Polícia Científica do Tarumã e da Visconde de Guarapuava para conversa com a categoria.
04 de abril: preparação do ato do dia 07 de abril e visita ao Instituto de Criminalística, sede da Avenida Visconde de Guarapuava.
05 de abril: conversa com as chefias de unidades e seções para a elaboração da documentação da entrega de cargos conjunta.
06 de abril: reunião com o secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares. Definida as tratativas para atendimento das pautas da Polícia Científica, sendo a principal a reestruturação da carreira.
07 de abril: ato em frente ao Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná. A categoria realizou o sepultamento da Polícia Científica no Dia do Médico Legista, com ampla participação de peritos oficiais e auxiliares. No mesmo dia do ato, a categoria foi recebida pelo secretário coronel Romulo Marinho Soares.
08 de abril: reunião com o Fórum de Entidades Sindicais (FES), em que todos os servidores do PR foram convocados para um ato no dia 29 DE ABRIL pela data-base.
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar