Representantes dos sindicatos dos servidores da Polícia Civil, Penal e a associação da Polícia Militar do Paraná se reuniram com a Casa Civil, na última quinta-feira (29), para discutir questões cruciais, sendo o principal ponto em debate a recusa do Governo do Estado em pagar diárias extrajornada a servidores com dívidas administrativas e tributárias.
Durante o encontro, os participantes fizeram uma breve análise sobre as vantagens e desafios na implementação do novo sistema de gestão estadual, o Sistema de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). No que diz respeito ao pagamento das diárias extrajornada, houve um reconhecimento da inadequação da lei 18.466/2015, que institui o Cadastro de Inadimplentes do Estado (Cadin), aos servidores públicos. Por isso, ajustes e orientações estão sendo providenciados para regularizar o pagamento, tanto para aqueles que ainda não receberam valores pendentes quanto para os que possuem dívidas.
Outros temas de interesse dos servidores também foram abordados durante a reunião. Com destaque especial para o Sistema de Assistência à Saúde (SAS) e políticas públicas voltadas para garantir a saúde psicológica dos agentes de segurança.
Este encontro representa um passo importante na busca por soluções que atendam às demandas dos servidores da segurança pública no Paraná. Ele ressalta a importância do diálogo entre os sindicatos e o governo estadual para melhorar as condições de trabalho e remuneração desses profissionais, destacando o compromisso mútuo em promover o bem-estar e a eficiência dos serviços de segurança no estado.
Por Felipe Reis
Assessoria de Comunicação – sinpoapar