Alimentação, aluguel, gasolina, impostos. O aumento nos preços assusta e aumenta, cada vez mais, o custo de vida dos brasileiros.
Como se não bastasse o aumento da inflação, que cresceu 4,52% em 2020, a conta de luz ficou 9,67% mais cara, a conta de água 5,11%, o plano de saúde aumentou 18% e o combustível 8,1%. O índice foi ainda maior nos alimentos: óleo de soja 103,79%, arroz 76,01%, leite longa vida 26,93%, frutas 25,4%, carnes 17,97%, batata inglesa 67,27% e tomate 52,76%.
Esses aumentos refletem diretamente nos gastos mensais, portanto, para suprir o aumento do custo de vida, o salário dos
servidores públicos do Paraná deveria ser 25% maior. Mas a realidade é outra: sem aumentos, sem reposição anual e uma defasagem salarial que já é de cerca de 30%.
São três salários por ano que os policiais e bombeiros deixam de receber. É como se eles trabalhassem de graça para o governo por três meses mas, mesmo sem receber, tivessem que pagar aluguel, conta de luz, água, gasolina, alimentação.
Parece justa essa situação para você?
Nossos policiais e bombeiros arriscam a vida para salvar e proteger a população. Deixam seus filhos, suas famílias em casa e não sabem se vão retornar ao final do dia. Estão na linha de frente da pandemia, com o risco de morrer por complicações da Covid-19 (o que infelizmente está acontecendo) e ainda contaminar suas famílias.
Nossos policiais e bombeiros merecem respeito e valorização! Por que tanto descaso governador Ratinho Junior? Eles também protegem você e a sua família! Data-base já! Um direito constitucional que precisa ser garantido!
Fonte: UFS – União das Forças da Segurança do Paraná