Dentro da campanha de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, o Sinpoapar compartilha aqui no blog – para conhecimento de filiados e filiadas – uma cartilha de mitigação e prevenção da COVID-19 no trabalho pericial. O documento foi publicado no dia 6 de abril e foi elaborado por Luiza Dias da Cunha Lima, Luiz Henrique Queiroz Leal e Luiz Felipe Nardin Barreta. O licenciamento da obra pode ser consultado aqui.
Recomendamos a leitura da cartilha também com base na nossa preocupação com a segurança dos profissionais da perícia oficial no Paraná – que estão diariamente expostos a diversos riscos biológicos e, na atual conjuntura, estão ainda mais desprotegidos, na medida em que continuam atuando nos locais de crimes e laboratórios.
Conforme os autores da cartilha, a mesma “busca fornecer um olhar realista e pragmático acerca de procedimentos de mitigação de contaminação por COVID-19 em ambientes de trabalho da Perícia Criminal no Brasil, sem deixar de lado um olhar científico criterioso, baseado em evidências publicadas e disponíveis até a data de finalização da elaboração deste documento”.
Nela, foram organizados os procedimentos de modo a orientar peritos oficiais e auxiliares sobre como reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Procedimentos que podem ser adaptados para a realidade de trabalho pericial e nos diversos ambientes da área de Segurança Pública. A íntegra está disponível aqui. Boa leitura!
Assessoria de Comunicação
Sinpoapar